segunda-feira, 22 de março de 2021

Drops de bem estar > Terapias alternativas > Aromaterapia

 Drops de bem estar > Terapias alternativas > Aromaterapia

A aromaterapia utiliza o poder curativo dos perfumes das plantas. A exemplo da Acupuntura, também é uma técnica usada há milênios no Egito, Índia e China.

Basicamente a técnica funciona de duas maneiras:
- Os aromas são levados diretamente pelo olfato ao cérebro, ativando algumas regiões responsáveis por nosso bem estar;

- A absorção se dá através da pele, que leva as propriedades terapêuticas dos Óleos Essenciais de ervas aromáticas diretamente à corrente sanguínea, que os conduz a todo o corpo, especialmente ao cérebro. 

Quando chega ao cérebro, os aromas atuam sobre o sistema nervoso, estimulando a produção de substancias necessárias a saúde e bem estar.

Há varias formas de usar a aromaterapia, com destaque para aplicação na pele (massagens, banhos, compressas, perfumes, etc) ou através da inalação direta dos aromas (difusão, vapor, incenso, etc). Alguns óleos são adequados para uso interno, através de chás, bebidas ou comida.

A lavanda é muito indicada para atuação no Sistema Nervoso Central e Cutâneo, já o Hortelã-Pimenta (ou Menta pipperita) oferece indicações para Sistemas Digestivo, respiratório, muscular e nervoso.

Algumas das indicações para uso da aromaterapia:

- Ansiedade e tensões nervosas

- Alergias

- Desânimo e cansaço

- Irritabilidade e mau humor

- Insônia e distúrbios do sono

- Dores musculares, entre outros.

Você pode utilizar a aromaterapia em conjunto com outras terapias, como a reflexologia podal japonesa e a musicoterapia.

Eu utilizo essas técnicas e afirmo que funcionam mesmo. Vale a pena experimentar.




Nenhum comentário: